Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Teófilo Otoni alerta para os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Teófilo Otoni, Gabriela Belli faz um alerta à população. Com as chuvas que vem caindo nos últimos dias e as altas temperaturas, é preciso combater todos os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya – o Aedes Aegypti.
Atitudes simples podem ajudar a combater essa doença e Gabriela orienta que o ideal é que todos façam uma vistoria em suas casas pelo menos uma vez por semana, para evitar e eliminar todos os pontos de água parada. As caixas d´água devem ser muito bem fechadas, e a utilização de telas nas janelas, mosquiteiros e repelentes são muito importantes. A orientação da coordenadora é que também sejam eliminados lixos e entulhos dos quintais das residências.
Sintomas – O paciente com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas em todo o corpo, náuseas e vômitos, podendo também apresentar sintomas graves, como sangramentos, e o paciente pode evoluir para o óbito. Os principais sintomas da Zika são, febre baixa, dor de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Lembrando que, há pessoas que não apresentam sintomas.
Os sintomas da Chikungunya incluem, febre alta, dores intensas nas articulações, principalmente nos pés, mãos, tornozelos e pulsos, dor de cabeça, dores musculares, manchas vermelhas na pele, coceira, calafrios, dentre outros. “Se você apresentar qualquer tipo de sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima da sua casa”, alerta Gabriela.
Por Cristina Moutinho
Redação | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teófilo Otoni