Com a autorização, os veículos credenciados passam a ter o selo de vistoria e da campanha educativa de trânsito. O credenciamento e vistoria são realizados anualmente pela Divisão de Transporte e Trânsito
Em uma solenidade no auditório do Caic na manhã do último sábado, 12/08, a Divisão de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Teófilo Otoni entregou as permissões de 46 condutores do transporte escolar urbano e rural. Antes da entrega das credenciais, os agentes municipais de trânsito realizaram uma criteriosa vistoria nos veículos, dentro do que é exigido no edital de licitação pública.
Na ocasião estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito; o Diretor da Divisão de Transporte e Trânsito, Rivelino Bispo; o Secretário Municipal de Economia Solidária, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; o presidente do Sindivales, Rone Franco e a representante da Coopertur, Denise Sena.
O Diretor da Divisão de Trânsito, Rivelino Bispo, disse que logo quando assumiu a Divisão, o prefeito Daniel Sucupira e o secretário de planejamento pediram para organizar muitas questões, e de imediato, puderam notar a falta do credenciamento e recadastramento do transporte escolar, dos mototaxistas e táxis que não estavam sendo realizados. “Queremos enfatizar que esta demanda não é para punir ninguém, e sim para fortalecer a nossa parceria, para que todos possam trabalhar de maneira legalizada e com o apoio do município. O recadastramento é uma exigência da lei de licitação pública e a promotoria sempre cobra a realização adequada e a transparência no preenchimento de vagas. É uma forma legal de trabalhar e dar oportunidade a todos de poder pleitear por uma vaga. A segurança também fica mais viável, pois os carros são adesivados com fácil identificação, concluiu”.
O Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, que dirigiu a pasta de Planejamento até a última semana, ressaltou que o governo tem ciência do quanto é importante o trabalho desenvolvido pelos condutores do transporte escolar. “Os pais entregam os filhos para vocês e vão trabalhar em segurança, na certeza de que os filhos vão ser bem conduzidos e chegar ao destino. Então a classe de vocês é muito importante para nós e estar de acordo com os nossos anseios e nossas metas é o objetivo do governo, além de criar as condições necessárias para que todos possam desempenhar seus trabalhos sem problemas”, ressaltou.
O presidente do Sindivales, Rone Franco, destacou a alegria do sindicato que abriu as portas há aproximadamente cem dias. “Por meio do diálogo, do debate, nós estamos conseguindo colocar muita coisa para funcionar e um dos objetivos principais do sindicato, quando se instaurou, foi justamente a ideia de organizar o seguimento escolar e transporte alternativo no Vale do Mucuri e Jequitinhonha. O sindicato abrange 79 municípios e nós começamos aqui por Teófilo Otoni. Então, quando Rivelino colocou a proposta da reorganização do transporte urbano e rural, é claro que o Sindicato se dispôs a apoiar, participar e discutir junto com a Divisão de Transporte e Trânsito para contemplar os trabalhadores com o alvará. Se tem lei, nós temos de nos adequar para cumprir, e é o que nós estamos fazendo, todos se cadastrando, se organizando para dar liberdade de trabalho aos condutores escolares do município”, salientou Rone.
Marilda Galdino trabalha no transporte escolar há 15 anos e participou também do recadastramento do transporte escolar. “Este momento é uma conquista muito grande porque nós estávamos precisando desse documento para trabalhar devidamente regularizado. Foi tudo muito bem esclarecido, estamos credenciados e dentro da lei, que é o mais importante. Nossos carros foram vistoriados, tudo dentro das normas, e isso, passa mais seguranças para os pais que nos confiam seus filhos”, enfatizou.