Festa foi promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, como momento de integração entre todos os grupos da zona urbana e rural
Centenas de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, se encontraram na tarde de sexta-feira, 21/07, e de sábado, 22/07, no Espaço Multishow, para o Arraiá da Melhor Idade e da Integração, com a participação das crianças e adolescentes atendidos no programa. A sexta-feira foi dedicada aos Idosos e o sábado às crianças e adolescentes. Grupos da zona urbana e rural participaram da festa, que estava totalmente ornamentada à moda caipira, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, pescaria, música ao vivo e até cabine para fotografias.
De acordo com a secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira, o evento não foi apenas um momento de festejar, mas de promover a integração entre os grupos. “Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são disponíveis em cada bairro em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). É um trabalho muito bacana em que a gente fortalece o envelhecimento saudável. E este arraiá é uma oportunidade de promovermos, junto aos usuários, um momento de fortalecer ainda mais os vínculos de convivência”, destacou a secretária.
Durante o evento, os grupos de cada localidade fizeram apresentações teatrais e musicais, devidamente caracterizados, mostrando que manifestações artísticas fazem parte das atividades vivenciadas por eles nos encontros semanais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A aposentada Dalva Maria de Souza, do grupo do São Cristóvão, estava na festa apreciando todas as atrações. “Dizem que essa festa é para a terceira idade, mas eu não vejo assim. Aqui me sinto jovem, o que não tivemos na nossa infância e adolescência estamos tendo agora. Temos que aproveitar as coisas boas que tem porque senão nossa vida se torna uma solidão e viver assim não é bom”, pontuou Dalva.
Outro participante que também curtiu o dia foi Sebastião Nascimento de Souza. Ele frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Bairro Palmeiras há apenas cinco meses, e já percebe os benefícios da atividade. “Participar desses programas sociais tem sido muito bom, e momentos assim, de festa, são importantes para a gente interagir com os outros grupos, além de servir de incentivo aos que já participam, e aos nossos amigos e vizinhos também a exercitar o corpo e a mente”, concluiu o aposentado.
No sábado a criançada fez a festa com as atrações disponibilizadas no espaço Multishow. O touro mecânico foi um dos brinquedos mais disputados. No palco, a música agitou os grupos das diversas comunidades. E quem também fez bonito foi o grupo da Família Down, com apresentações de danças e números que empolgou a turma no Arraiá da Integração.