Instituições se juntam para orientar a população sobre os riscos da automedicação
Em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta sexta-feira, 05 de maio, o Conselho Regional de Farmácia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o Curso de Farmácia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), e o SESC/MG, realizou durante toda a manhã na Praça Tiradentes uma ação para orientar a população sobre questões relativas ao uso de medicamentos.
A ação teve como tema: “Medicamento é coisa séria”, nunca tome medicamentos sem orientações de um profissional da área da saúde. A Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Ludmila Soares, explicou o encontro de diversos profissionais da área farmacêutica para falar da importância do uso racional dos medicamentos. “Estão sendo distribuídos folhetos explicativos para orientar à população de como administrar as medicações, quando deve fazer uso continuo ou não. Além disso, os interessados poderão medir a pressão arterial e fazer teste glicêmico”, ressaltou.
A Assessora do Conselho Regional de Farmácia Municipal, Aparecida Ferreira Oliveira, destacou sobre o dia nacional conscientização pelo uso correto dos medicamentos. “Daí a importância de abordarmos a população, para fazer uma reflexão da periculosidade da automedicação. Os medicamentos estão entre as principias causas de intoxicação no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes com animais peçonhentos”, salientou.
Passando pela Praça Tiradentes, o Sr. Wollfram Mozart aproveitou a ação para fazer o teste de glicemia e aferir a pressão. Ele recebeu orientações dos profissionais da saúde e se revelou satisfeito com o atendimento. “Nós temos a cultura de nos medicarmos por conta própria, e hoje, ouvindo as orientações aqui dos farmacêuticos pude perceber o quanto pode ser prejudicial para nossa saúde”, explicou.