Representantes da Secretaria de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda (SMESTER) desembarcaram em Salvador para participar do encontro que comemora os 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária que acontece até dia 4 de agosto. O encontro reúne gestores e gestoras de políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, representantes de entidades de fomento, empreendimentos da economia solidária, movimentos sociais e pesquisadores sobre o tema.

As servidoras Maria Eliza Oliveira e Simone Souza representaram o município de Teófilo Otoni no encontro que conta com painéis para discutir a economia solidária. A SMESTER possui tem um olhar sensível para o segmento, com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do artesanato, agricultura familiar, sustentabilidade, redes de confecções, ações de mapeamento, fomento e formação em economia solidária.

Maria Eliza Oliveira enfatiza que o encontro serviu para entender o cenário nacional da economia solidária e como Teófilo Otoni está inserida no mercado. “Proporcionou a articulação entre os principais atores da Economia Solidária para o fortalecimento territorial como referência de atuação no Vale do Mucuri e Minas Gerais”, destaca.

A Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária constituída em 2003 é uma articulação de gestoras e gestores de prefeituras e governos estaduais, com o objetivo de promover intercâmbio, interação, sistematização e proposição de políticas públicas governamentais e atuar no fomento e desenvolvimento da economia solidária.