Promover meios que deem mais dignidade e segurança às pessoas que vivem no lixão à procura de recicláveis e, num passo à frente acabar com o local e criar um aterro sanitário, são medidas que vem sendo tomadas e elaboradas em conjunto pela Prefeitura, Ministério Público e grupos da sociedade há pelo menos quatro anos.

O Programa de Coleta Seletiva Solidária Recicla Teó que está sendo desenvolvido atualmente com fomento do governo municipal tem sido uma das soluções para a questão. O programa é executado por dois grupos de catadores que recolhem pelo município os recicláveis destinados pela população.

Nesta quarta-feira, 25/01, representantes das Secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público de MG e do Projeto Estadual Minas Reciclando Atitudes se reuniram com intuito de se elaborar um plano de controle do acesso de catadores no lixão. Isso porque mesmo com a oferta do Programa de Coleta Seletiva, há catadores que persistem em continuar no local.

No encontro que aconteceu na prefeitura foram discutidos também como promover o fortalecimento das turmas de catadores e a intensificação de atividades de educação ambiental.