Com a política inédita do saneamento básico, o governo municipal já contabiliza mais de três milhões de reais investidos. A zona rural tem sido o foco de um conjunto de obras e ações de qualificação do abastecimento de água, do esgotamento sanitário e da gestão de resíduos sólidos. Neste último eixo se enquadra o Recicla Teó com a coleta seletiva solidária, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Uma das formas de recolhimento dos recicláveis é através da entrega voluntária pela população nos contêineres do programa. Espalhados em mais de 10 pontos da cidade, comunidades do campo como Maravilha e São Julião II já estão exercendo a consciência ambiental com o descarte do material reciclável nesses recipientes. A coleta é feita duas vezes ao mês pela turma da Cooperativa Juntos Venceremos, que divide com a equipe da ASCANOVI o trabalho no Recicla Teó.

Com a implementação dessa política, a prefeitura incentiva e investe em consciência ambiental, sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida, além de geração de trabalho e renda aos catadores.