Começou nesta terça-feira, 10/01, a 3ª edição do Mutirão de Castração de Cães e Gatos no município, em Castramóvel instalado na Igreja Luterana, no bairro Grão Pará.

Através da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, da Equipe da Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ONG AJUDA) e do Colegiado Municipal de Proteção e Defesa Animal, foi iniciada mais uma etapa da esterilização de cães e gatos que contemplará aproximadamente 600 animais até o dia 14 de janeiro, sábado próximo.

Para selecionar os animais foram utilizados critérios preestabelecidos pela ONG AJUDA, priorizando animais de rua, tutores de baixa renda/cadastramento único, tutores que adotaram animais em situação de rua e tutores de animais semi-domiciliados.

O Programa Saúde Única, realizado no município de forma inédita, visa conter a superpopulação, animais abandonados e ninhadas indesejadas. Além disso, controlar a saúde dos animais, dos humanos e do ambiente. Até o momento, 979 cães e gatos foram castrados pelo Canil Municipal e pelo convênio com a Ong Ajuda.