Prefeitura de Teófilo Otoni | PMTO
Na sexta-feira, 09/04, durante encontro no gabinete oficial da Prefeitura com empresários, vereadores e representantes dos açougueiros que atuam no Mercado Municipal, o prefeito Daniel Sucupira anunciou o que considera uma grande notícia para Teófilo Otoni: a abertura de um frigorífico no município. A atividade de abate de bovinos e suínos será conduzida pelo Frigorífico Oliveira Ltda, grupo que já atua no ramo em cidades mineiras como Ibirité e Luz.
Conforme exposto pelo prefeito Sucupira na ocasião, o investimento do Grupo Oliveira, que é da ordem de mais de 6 milhões de reais, será nas mesmas instalações onde funcionou até dezembro de 2019 o Frigorífico Boi da Terra. “Desde o fechamento do único frigorífico que tínhamos aqui na cidade e que abastecia nossos açougues, não poupamos esforços em buscar alternativas que viabilizassem a retomada dessa atividade que é tão importante para nossa região. O resultado positivo desse empenho veio, o que nos deixa muito orgulhosos, em especial num momento tão difícil como o que vivemos ultimamente, devido à pandemia”, manifestou o prefeito.
Além do vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio Lemes, participou do encontro o parlamentar Serginho da Agropecuária, que na condição de secretário da pasta representou os esforços da Prefeitura na busca de uma solução para o impacto do encerramento das atividades do Frigorífico Boi da Terra. “A reativação do abate e da comercialização de carnes aqui no nosso município se trata de uma importante conquista, em especial para os cerca de 50 permissionários do ramo de carnes do Mercado Municipal, que é o maior ponto de vendas do produto na cidade”, declarou Serginho. Ele disse ainda que a cidade dispor de um frigorífico significa a existência de um local adequado para o abate de animais, com a garantia e a qualidade da carne para os consumidores. Ao longo do período em que Teófilo Otoni ficou sem frigorífico, os comerciantes do ramo de açougues recorriam, em grande parte, ao município de Governador Valadares, o que encareceu a carne vendida para os consumidores locais.
Durante o anúncio da abertura do frigorífico, outro ponto informado foi quanto à geração de trabalho. Segundo o empresário do Grupo Oliveira, Cristiano Antônio, a empresa vai dar preferência na admissão de trabalhadores de Teófilo Otoni, em valorização da mão-de-obra local, assim como aqueles que já trabalharam no extinto frigorífico. A expectativa é de que o empreendimento gere diretamente de 70 a 100 empregos no município. E, na oportunidade, foi anunciado também que o novo frigorífico de Teófilo Otoni começa a funcionar em até 90 dias.
Um dos permissionários do Mercado Municipal participantes da reunião que marcou a reativação do abate de carnes em Teófilo Otoni foi o açougueiro Geovane Nunes, que comemorou a boa-nova e agradeceu a todos os agentes envolvidos. “Desde o fim do Frigorífico Boi da Terra, há mais de 15 meses, nós comerciantes acreditamos que essa situação ia mudar, assim como aconteceu. A reativação desse ramo de atividade é uma benção para nós e acreditamos que vai melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, encerrou Nunes.
Ferramentas de Acessibilidade