A ação foi a 4ª realizada pela atual gestão da Prefeitura de Teófilo Otoni no Hospital Bom Samaritano. As cirurgias aconteceram no final de semana de 30 e 31/03. O prefeito Daniel Sucupira faz questão de acompanhar esse tipo de ação e, junto à secretária municipal de Saúde, Maflávia Ferreira, e à administradora do hospital, Paula Cristina Santos, conversou com pacientes e acompanhantes no primeiro dia do mutirão.
Segundo a secretária Maflávia, a iniciativa desafoga o gargalo existente em relação à cirurgia de catarata no município e região. Os mutirões são 100% SUS, com aporte de recursos da esfera federal. Dentre os pacientes, houve aqueles que enfrentaram a cirurgia pela primeira vez e também os que buscavam pela recuperação da visão no segundo olho. A expectativa, de acordo com a secretária municipal de Saúde, é que mais cirurgias de catarata aconteçam ao longo do governo. Com o 4º mutirão, mais de 1250 procedimentos cirúrgicos foram realizados desde o início da atual administração municipal.
Minha mãe faz tempo q está na fila esperando e nada já está ficando cega e eles não faz nada,ela e moradora de topázio socorro prefeito