Na primeira semana do mês, dois eventos aconteceram com foco em reforçar a adesão da sociedade à prevenção do câncer
Com a chegada do mês de Outubro, a Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio de uma atuação conjunta entre as secretarias, Conselho Municipal do Idoso, Hospital Bom Samaritano (HBS) e instituições sociais, iniciou o desenvolvimento de atividades relacionadas à Campanha Outubro Rosa, de conscientização da prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero. Na quinta-feira, 04/10, uma programação especial foi realizada nas dependências do HBS envolvendo pacientes, servidores e voluntários da Associação de Prevenção e Combate ao Câncer de Teófilo Otoni (APRECC).
O evento contou com o discurso de autoridades e representantes das instituições parceiras na ação, palestra, depoimento de ex-portadores de câncer, atividade recreativa e confraternização. O secretário municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, ressaltou que tanto as mulheres como os homens devem estar atentos às medidas preventivas. “O intuito principal dessa campanha que é de nível internacional é a ênfase na conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que acometem mais o público feminino, em especial as mulheres entre 40 e 69 anos. Ao longo deste mês, vamos promover palestras e disponibilizar mamografias de maneira mais intensificada em nossas unidades de saúde”, revelou o secretário.
A diretora do hospital, Paula Cristina dos Santos, fez uma breve explanação sobre os serviços ofertados pelo Complexo Hospitalar Bom Samaritano, que é referência em Oncologia. A presidente da APRECC, Berenice Nunes e a superintendente regional de Saúde, Márcia Otoni, também destacaram os trabalhos que têm feito em prol da prevenção e apoio às pessoas diagnosticadas com câncer de mama.
O especialista em Oncologia do HBS, Dr. João Prates, ministrou uma palestra com o tema “A Importância da Prevenção do Câncer de Mama”. Ele disse que o assunto é bastante abrangente na área medicinal e que iniciativas como a Campanha Outubro Rosa são louváveis. “É esse talvez o caminho para combatermos o carcinoma de mama que hoje é a segunda doença maligna mais comum na mulher, perdendo apenas para o câncer de pele”, afirmou o médico.
No primeiro dia do mês, centenas de pessoas, na maioria mulheres da terceira idade, se reuniram em outro movimento relacionado à campanha. A ação repleta de atividades diversas aconteceu na Praça Tiradentes, onde ao mesmo tempo comemorou-se o Dia Nacional do Idoso. Dentre as autoridades presentes no evento, a secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cida Johnson, enfatizaram que a mobilização valoriza a pessoa idosa e põe em prática o que preconiza o Estatuto do Idoso.
Na ocasião, foram disponibilizadas aos participantes orientações sobre o Outubro Rosa, apresentações de dança e música, atividade física, dinâmica de integração, dicas de saúde, aferição de pressão e sorteio de brindes.