As oficinas visaram transmitir para os alunos a perspectiva de desenvolver a conservação e recuperação ambiental
Alunos de várias séries da rede pública de ensino de Teófilo Otoni participaram nos dias 30 e 31 de agosto de várias oficinas e palestras voltadas para a política pública de meio ambiente. As ações tiveram o objetivo de articular e executar uma política pela educação ambiental a serem apontadas na III Conferência Infanto-Juvenil que vai ser realizada no município no próximo dia 28 de setembro.
Os eventos foram promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia por meio do Núcleo de Diversidade e Inclusão, e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Rotary, Rotaract, Superintendência Regional de Saúde, Copasa e Polícia Militar do Meio Ambiente.
As atividades enfocam o Plano da Mata Atlântica e a disseminação de boas práticas que envolvem a Educação Ambiental, dispersão de boas práticas na educação ambiental, o controle de zoonoses na região através da promoção à saúde e a dimensão de boas práticas de reaproveitamento das águas das chuvas.
A pedagoga do Núcleo de Inclusão e Diversidade, Mônica Porto de Brito, ressaltou que as ações conjuntas com diversos parceiros visam um trabalho diferenciado. “Estamos trabalhando com os alunos de diversas escolas por meio de oficinas, ressaltando a situação atual da nossa flora. Nos dias 11 a 15 de setembro serão as pré-conferências. Faremos diálogos com diversos eixos temáticos e o resultado desses trabalhos serão levados para a III Conferência Infanto-Juvenil pela Educação Ambiental do Município de Teófilo Otoni”, explicou Mônica.
O biólogo do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antonio Marcos, participou de uma das oficinas no auditório do CAIC. Segundo ele, a proposta da oficina foi trazer a temática dos problemas ambientais e das alternativas para resolver essas dificuldades, indicando propostas que podem ser utilizadas para minimizar os impactos causados pela sociedade em relação ao meio ambiente. “A integração desses alunos com didáticas do meio ambiente traz a oportunidade do conhecimento que eles adquirem na sala de aula e a oportunidade deles aplicarem isso no dia a dia em beneficio da própria existência e da sociedade como um todo”, salientou.
Bruna Rayssa de Oliveira é aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Clotilde Onofre e disse ter gostado da iniciativa. “A oficina foi muito dinâmica e nos mostrou a forma para que eu e meus colegas nos conscientizássemos da importância da preservação do nosso solo e do meio em que vivemos”, destacou.