Com intensa programação, Teófilo Otoni sedia 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro

Foram quatro dias de intensas atividades culturais espalhadas pela cidade, como teatro, dança, música, cinema, literatura, oficinas, rodas de conversa e festa

Durante quatro dias, a Capital Mundial das Pedras Preciosas foi palco da 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni (FESTTO). A abertura aconteceu na noite de 15 de junho, no Casarão do Sesc, e reuniu autoridades políticas, como o prefeito Daniel Sucupira, representantes de instituições ligadas à promoção da cultura e um miscigenado público. Além da solenidade de abertura, a noite foi marcada por apresentações da Orquestra de Câmara do Sesc, do Grupo In-Cena de Teatro e da artista Beatriz Farias.

Apresentação da Orquestra de Câmara do Sesc

O FESTTO é uma promoção do Instituto Cultural In-Cena, de Teófilo Otoni, que neste ano comemora 10 anos de existência do grupo de teatro que leva o mesmo nome. E, na edição 2017 do Festival, está com um trabalho de interiorização em mais quatro municípios do Vale do Mucuri, levando teatro, dança, música, cinema, literatura, oficinas, rodas de conversa e festa.

O Instituto Cultural In-Cena que comemora nesse festival 10 anos de existência do grupo de teatro
O Instituto Cultural In-Cena comemora nesse festival 10 anos de existência do grupo de teatro

A Prefeitura de Teófilo Otoni através da Secretaria Municipal de Cultura foi uma das apoiadoras do Festival, oferecendo todo suporte logístico e operacional que se tornam imprescindíveis para a concretização de um evento cultural de grande porte. Afinal, foram 200 artistas oriundos de várias partes do Brasil se apresentando ao longo dos sete dias em que o Festival rodou nas cidades de Santa Helena de Minas, Pavão, Poté, Itambacuri e, por fim, Teófilo Otoni.

Participaram mais de 200 artistas oriundos de várias partes do Brasil

O prefeito Daniel Sucupira acompanhou as apresentações, desde o cortejo com o Grupo Diadema de Pedra (Itarantim- Ba), que saiu mais cedo da livraria Papo Café e seguiu em direção ao Casarão do Sesc. “Em nome da nossa cidade, é uma alegria imensa acolher este grande encontro de cores, flores, raças, crenças e corações ao longo dos quatro dias que sediamos o festival aqui no município. Este evento possibilita trabalhar a cultura na perspectiva da inclusão social e no despertar dos grandes artistas que temos na nossa cidade e região”, destacou Sucupira.

Daniel Sucupira destacou que o festival possibilitará trabalhar a cultura na perspectiva da inclusão social
Daniel Sucupira destacou que o festival possibilita trabalhar a cultura na perspectiva da inclusão social

Outro chefe do Executivo que participou da abertura do FESTTO em Teófilo Otoni foi o prefeito de Poté, Gildésio Sampaio. Em seu discurso, ele disse que não vai medir esforços para alavancar a cultura no Vale do Mucuri. “Este evento vem ao encontro do nosso pensamento que é fazer cultura, principalmente, em prol daqueles que realmente gostam, mas não tem oportunidades de fazer”, ressaltou o prefeito.

O prefeito de Poté, Gildésio Sampaio, disse que não vai medir esforços para alavancar a cultura no Vale do Mucuri

Apoio e incentivo ao Teatro geram perspectivas positivas

Segundo o diretor executivo do Instituto Cultural In-Cena e membro do Grupo In-Cena de Teatro , André Luiz Dias, o apoio das administrações municipais por onde o Grupo faz espetáculos é de fundamental importância. “Fazer um trabalho artístico como esse exige garra, e mesmo desenvolvendo esse trabalho há dez anos numa região tão inóspita, continuamos acreditando nesse fazer. E ainda de maneira gratuita para a população em todas as cidades que levamos este Festival. Só aqui em Teófilo Otoni cobramos ingressos a preço popular (cinco reais) em algumas apresentações que transcorreram em locais fechados”, explicou o diretor.

O Diretor do In-Cena, André Luiz(a esquerda) agradeceu o apoio da atual administração que se fez de extrema importância
O Diretor do In-Cena, André Luiz (à esquerda), agradeceu o apoio da atual administração que se fez de extrema importância

Em meio à diversificada platéia que acompanhou de perto as apresentações da noite de abertura do FESTTO, estava Célia Damasceno, que veio da pequena cidade de Queluzito – MG. “Vim especialmente para assistir às apresentações, e consequentemente acabo prestigiando minha filha que faz parte da equipe organizadora desse evento. Estou gostando bastante, mesmo porque na minha cidade não há nada parecido”, pontuou.

Célia Damasceno que veio da cidade de Queluzito disse estar maravilhada com o festival de teatro
Célia Damasceno, que veio da cidade de Queluzito, disse estar maravilhada com o festival de teatro

A teófilo-otonense Edneide Gonçalves também apreciou os espetáculos. “Estamos carentes disso. Que nossa cidade possa investir mais em eventos culturais. Vivemos nos últimos tempos tão preocupados com violência, e esta é uma bela forma de tirar tantos jovens do mau caminho. Que todo mundo entenda e valorize esse movimento porque é um trabalho muito bonito”, avaliou a espectadora.

Edneide Gonçalves salientou a importância de se investir mais em eventos culturais na nossa cidade

Acompanhando de perto toda a programação do Festival, o secretário municipal de cultura, Fredy Lopes, garantiu que novos eventos voltados para o fomento da arte teatral serão implementados no município. “Com tanto prestígio por parte da comunidade teófilo-otonense nesse Festival fica claro, que há um potencial a ser explorado e apoiado pelo poder público. E é isso que vamos fazer na secretaria de cultura”, salientou o secretário.

O secreFredy Lopes, garantiu que novos eventos de arte teatral serão implementados no município
O secretário Fredy Lopes garantiu que novos eventos de arte teatral serão implementados no município