Encontro entre poder público e comunidade fez parte do ciclo de eventos participativos envolvendo as áreas fora da sede do município
Moradores do distrito de Mucuri se reuniram com representantes do governo na manhã desta quarta-feira, 14/06, para a realização da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que aconteceu no Centro de Assistência Social (CAS), foi o oitavo que a Secretaria dedicada à área vem promovendo desde o fim de maio nos territórios onde atua dentro de Teófilo Otoni e nos distritos.
De acordo com a secretária de assistência social, Eliane Moreira, as prévias visam a preparação para a 12ª Conferência Municipal, a se realizar no próximo mês. “Nossa intenção é que a garantia dos direitos sócio-assistenciais cheguem a todos os cidadãos da nossa região. Por isso, a participação popular é fundamental para discutirmos em conjunto os eixos e benefícios que atinjam toda a população”, destacou a secretária.
A vereadora Mila participou da abertura dos trabalhos e manifestou-se grata à administração atual pela disposição em ouvir os moradores da localidade onde construiu sua base política. “Esta pré – conferência é uma forma de oportunizar, principalmente aos usuários dos serviços sócio-assistenciais, uma interação com os executores das políticas porque há pessoas que tem potencial, mas não tem chances de demonstrar”, pontuou a vereadora.
Antes da divisão dos grupos de discussão dos eixos, o encontro foi delimitado pela palestra do professor Ricardo Silvestre, que discorreu sobre a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Tratamos sobre o desafio que é a construção dessa política que vem sendo edificada desde 2004, além de termos discutido um pouco a participação popular e o sentido da democracia”, contou o palestrante.
A moradora do distrito de Mucuri, Maria do Rosário dos Santos, se mostrou bastante satisfeita com a iniciativa do governo em envolver os habitantes da região. “Achei maravilhosa a realização deste encontro aqui hoje, porque nós nunca havíamos participado desta forma, com esse interesse que o governo tem dispensado aos moradores, em estar disposto a nos ouvir. Estendo meus elogios ao representante local da administração do município, que tem trabalhado de verdade aqui no distrito”, agradeceu.
Maria Inês Gomes foi outra participante que revelou boas expectativas quanto aos resultados da pré-conferência. “É muito bom que nossos representantes políticos estejam abertos a dividir conosco a participação na elaboração de ações que nos beneficiem, pois muitas vezes nós da sociedade não temos conhecimento quanto aos direitos que temos”, declarou Maria Inês.
As próximas localidades a sediarem pré-conferências municipais de assistência social são Lajinha e Maravilha.