Secretaria de Educação promove seminários de educação inclusiva nas escolas municipais

Evento contou com palestras e relato de experiências voltadas para a comunidade escolar

Objetivando a melhoria e um trabalho diferenciado na formação educacional, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo seminários inclusivos em várias escolas do município. Com essa perspectiva a Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, no Bairro Jardim São Paulo, recebeu na manhã do último sábado um seminário sobre educação inclusiva, com o tema “um processo construído por todos”.

Além do corpo docente, estagiários, alunos e familiares participaram do evento que contou com palestras e relatos de experiências de profissionais que trabalham com alunos especiais. Para a diretora da Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, Célia Martins Ferreira, falar sobre o trabalho desenvolvido pela escola no que tange à educação inclusiva foi muito pertinente. “Haja vista que nós atendemos várias crianças com deficiência, além de estarmos com funcionários recém-contratados, achamos por bem tratar de questões como os direitos das pessoas com deficiência, o trabalho que a escola realiza em benefício delas, o trabalho que realizamos com o professor regente e com os professores de apoio”, explicou a diretora.

DSCN7621
A diretora Célia Martins ressalta a importância de se tratar questões como os direitos das pessoas com deficiência

Uma das três palestrantes do dia foi a professora da sala de recursos Karine Ramos Batista. Para ela, seminários como esse são mais que palestras, e sim momentos de sensibilização. “A proposta é de abordarmos a postura da escola nos dias de hoje como movimento que trás para a sociedade uma reflexão acerca do que é de fato, a inclusão hoje no âmbito de vida social, de vida comum e na própria educação como proposta pedagógica”, destacou a professora.

DSCN7618
O público foi voltado para toda a comunidade escolar

Durante o seminário, a atuação dos estagiários que trabalham como professores de apoio aos alunos especiais foi abordada. Na Escola Honorinda Ferreira Cardoso, são nove os profissionais que dão suporte aos alunos com deficiência. Para a palestrante Karine, esses estagiários estão sendo formados no ato, junto com o momento da educação que estão vivendo. “Acho que isso já proporciona um diferencial para o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Nas escolas, eles estão pondo em prática o que aprendem em sala de aula ao mesmo tempo em que ajudam às crianças que precisam”, ressaltou.

20170506_100232
Karine Ramos Batista ministrou uma das três palestras no seminário