A integração das pastas da Assistência Social e Saúde com entidades voltadas à terceira idade resultou em grande mobilização de pessoas na Praça Tiradentes
A manhã desta segunda-feira, 02/10, foi marcada por uma intensa programação que reuniu centenas de pessoas da terceira idade em frente ao Anfiteatro da Praça Tiradentes. As Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, em parceria com a Associação Amigos da Terceira Idade (AATI), celebraram o VIII Movimento de Atenção à Pessoa Idosa (MAPI) e deram início às atividades do Outubro Rosa, campanha realizada mundialmente na luta contra o câncer de mama. Com o VIII MAPI, comemorou-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, que foi no domingo, 01/10, e também os 14 anos do Estatuto do Idoso.
As atividades tiveram início com o Hino Nacional, tocado pela Banda de Música da 15ª RPM, e com a fala dos organizadores e representantes das instituições participantes. Deste momento, estiveram presentes a secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira, a referência da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Quésia Mota, o coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, a presidente da AATI, Cida Johnson, a representante do MAPI e do Conselho Municipal do Idoso, Edna Chaves, a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Ildelci da Silva (Cici), a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Andreia Leal, a terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Alessandra Rodrigues e a coordenadora do CAPS ad, Nilva Alves.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, revelou se sentir muito emocionada quando vê a participação da terceira idade em eventos sociais. “Tenho enorme carinho por eles, e esse somatório de forças que presenciamos aqui nessa praça, nesse momento crítico que vivemos, do desmonte das políticas, é a resposta que devemos dar para o Governo Federal que juntos podemos garantir nossos direitos. Não podemos nos calar, temos que frequentar os serviços, exigir o que está no estatuto e cobrar porque uma sociedade só cresce quando conhecemos nossos direitos”, destacou Eliane. A secretária deixou bem claro a todos que se encontravam no evento quanto o papel do Estatuto do Idoso. “Esse instrumento surgiu para garantir à classe o direito ao lazer, ao esporte, à saúde, à convivência, então temos que praticar tudo que o estatuto prevê, e que esse pessoal que participa hoje desse evento seja os multiplicadores de transformação das pessoas idosas, convidando outras para participarem dos vários grupos que existem na nossa cidade”, pontuou a secretária.
À frente do MAPI e atuante em atividades voltadas para o bem estar da terceira idade, Cida Johnson parabenizou o público-alvo e disse que a realização do evento foi um momento histórico. “Costumávamos celebrar o Dia do Idoso nas entidades mesmo, como LBV, Recanto Frei Dimas, mas desta vez, ao vir para a Praça Tiradentes, estamos mostrando para a sociedade a importância deles estarem aqui, participando ativamente dessas várias ações que preparamos. Agradeço à secretária de assistência social, Eliane Moreira, que abraçou a causa deste evento e pelo brilhante trabalho que vem fazendo no município em prol da pessoa idosa”, frisou Cida.
Quem também demonstrou satisfação e alegria em ver a participação efetiva de tantos idosos ali na Praça foi a representante do Conselho Municipal do Idoso, Edna Chaves. Ela falou sobre o trabalho da atuação do Conselho aqui na cidade. “Estamos na luta pelos direitos das pessoas idosas há algum tempo, desde antes da formação do Conselho, em 13 de março de 2008. Conseguimos fazer com que este Conselho caminhe, mesmo com as dificuldades e limitações que ainda existem, mas estamos aí, uma equipe bacana que novamente se une aqui neste evento envolvendo toda a categoria, pessoas que construíram e ainda estão construindo a cidade de Teófilo Otoni”, contou Edna.
Outros representantes de entidades também tiveram um momento de interação com os participantes, como Cici, da Pastoral da Pessoa Idosa e do Grupo Renascendo, e a terapeuta ocupacional do CAPS II, Alessandra Rodrigues, que falou sobre o funcionamento da unidade.
Evento marcou a abertura da campanha Outubro Rosa
Na oportunidade, a referência da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Quésia Mota, divulgou a programação que a Prefeitura planejou para comemoração do Outubro Rosa. “Todos vocês estão convidados a participarem e a divulgarem para outras pessoas as ações que vão ocorrer ao longo de todo este mês nas unidades de saúde e outros espaços públicos. “Estamos distribuindo panfletos que informam sobre data e local dessas ações, que começam nesta terça, 03/10, na UBR Vila Verônica, com o mutirão de preventivos com avaliação da mama, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, palestras e orientações de saúde com a participação especial da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Lembrando que a campanha visa a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, explicou Quésia.
A maioria das pessoas foram ao evento vestidas com camisetas identificadoras de grupos da terceira idade ou com vestimentas em tons de rosa, em apoio à campanha. Após o discurso das autoridades, o público desfrutou das atividades disponibilizadas, como alongamento com educadores físicos do NASF, oficinas de direitos com os Centros de Convivência da Assistência Social, corte de cabelos, apresentações de dança, premiações e exposição e venda de artesanatos.
Com muita animação e energia, Luiz Rodrigues, 79, marcou presença no evento. Ele disse que participa de mais de um grupo da terceira idade. “Hidro-Idade, Renascendo, CRAS, Sesc, vou em todos, pois gosto muito de frequentar, de fazer apresentações, resumindo, gosto de aparecer”, contou. Por fazer questão de ser uma pessoa ativa, Seu Luiz foi até eleito delegado na Conferência Estadual da Igualdade Racial ocorrida no fim de setembro na cidade de Caeté. Ele dividiu um pouco dessa experiência com os demais participantes que se encontravam na Praça Tiradentes. “ Assim como a discriminação ao índio, ao negro, ao pardo e ao cigano deve ser abolida, o preconceito ao idoso também deve ser, pois nós construímos tudo que os mais jovens estão desfrutando hoje”, finalizou o participante.