Seguindo tradição, Distrito de Rio Pretinho realiza desfile cívico pela proclamação da independência

Evento foi realizado pela Escola Estadual José Expedito Souza Campos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

O desfile retratou temas locais, como cavalgadas, vivência religiosa, esporte e arte

A Semana da Pátria foi bastante intensa em Teófilo Otoni e nos distritos. No sábado, 09/09, foi a vez da Escola Estadual José Expedito Souza Campos, de Rio Pretinho, brilhar na principal rua do povoado. O desfile foi organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e retratou temas vividos pelos moradores locais, como cavalgadas, vivência religiosa, esportes e artes. O prefeito Daniel Sucupira, que não pôde comparecer devido à viagem agendada anteriormente, foi bem representado pela equipe da SME e pelos secretários de Agropecuária, Sérgio Franca, de Economia Solidária e Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura e pelo secretário de Serviços Urbanos, Rubens Barbosa.

Lineu Kassimiro salientou que o desfile tem grande representatividade para a população

Segundo o diretor da escola, Lineu Kassimiro, o evento tem grande representatividade para a população uma vez que a instituição é uma das maiores empregadoras da região e atende à estudantes de comunidades rurais de cidades vizinhas. “Nós somos a única escola em um raio de aproximadamente 30 km que oferecemos o ensino médio. Para que nossos alunos tenham a oportunidade de assistir à qualidade das apresentações das fanfarras que existem em Teófilo Otoni, a gente tenta todos os anos trazer fanfarras diferentes para enriquecer ainda mais nosso desfile. Este ano contamos com a participação de duas, a Independente A Fênix e a Independente Duque de Caxias Ramos”, explicou Lineu.

Ester Souza destacou que o desfile ocorrou como planejado e foi bastante animado
Ester Souza destacou que o desfile ocorreu como planejado e foi bastante animado

O desfile cívico faz parte da vida da aluna do 3º ano, Ester Souza, desde a infância. Todos os anos ela desfila pela escola, sendo que neste ano saiu à frente da fanfarra da instituição. “A gente se dedica durante semanas para fazer um evento bacana para a comunidade. E, graças a Deus, deu tudo certo e foi muito animado”, destacou Ester.

O morador Amarildo Campos também gostou do trabalho apresentado pela Escola José Expedito e elogiou a atuação da Prefeitura de Teófilo Otoni no evento. “Acho muito importante e parabenizo a colaboração do prefeito e sua equipe. O desfile foi bem organizado e é uma honra para nós ver os alunos participando e as fanfarras que vieram de fora. Isso motivou muito. Foi bacana, valeu à pena assistir”, pontuou Amarildo.

Sérgio Franca, falou em nome do prefeito e disse que os secretários estavam à disposição dos moradores

O secretário de Agropecuária, Sérgio Franca, falou em nome do prefeito e disse que os secretários presentes estavam à disposição dos moradores. “ Primeiro parabenizo a cada um que contribuiu para a realização desse evento, e, segundo, ressalto que o governo está aqui acolhendo as reivindicações de cada um de vocês. Entendemos que podemos fazer mais, mas diante das dificuldades nosso governo não mediu esforços para poder trazer mais desenvolvimento até aqui. Cuidamos da estrada, estamos cuidando do transporte escolar, do acesso à saúde, e estamos sempre disponíveis para dialogarmos com vocês”, finalizou o secretário.

O desfile ocorreu na principal rua do povoado de Rio Pretinho