Secretário Educação é condecorado com medalha comemorativa em noite de lançamento de livro sobre a Estrada de Santa Clara

O Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos José Colares Godinho, foi contemplado na noite do último sábado, 26/08, com a medalha comemorativa do centenário de nascimento do professor Fábio Antônio da Silva Pereira, oferecida pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e pelo Instituto Geográfico do Mucuri. O evento, que também faz parte do cronograma de atividades dos 164 anos de Teófilo Otoni, aconteceu na Câmara Municipal e marca a Comemoração dos 160 anos da Estrada de Rodagem Santa Clara – Philadelphia.

Marcos Godinho(à esquerda), foi contemplado com a medalha comemorativa

O Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, agradeceu à Academia de Letras de Teófilo Otoni e o Instituto Geográfico do Mucuri pela honraria. “Estamos sempre sonhando, mas eu nunca sonhei em ser condecorado por esta instituição. Fico mais feliz ainda por se tratar de uma medalha que homenageia um dos responsáveis direto pela criação do curso superior em Teófilo Otoni. Este ano a Prefeitura de Teófilo Otoni elaborou duas semanas de programação de comemoração do aniversário da cidade e escolhemos como tema a Estrada de Santa Clara. Acredito que muitas pessoas vão se interessar pelo tema e buscar conhecer mais da nossa cultura e de nossa história. Parabenizo o trabalho do Professor Márcio Achtschin juntamente com Leônidas Conceição pelo brilhante trabalho e tenho certeza que esse livro vai ser um sucesso”, ressaltou Godinho.

Na mesma noite houve o lançamento do livro “A Estrada Santa Clara no Século XIX”, de autoria de Leônidas Conceição Barroso e Márcio Achtschin dos Santos.

Márcio Achtschin abordou sobre as comemorações dos 164 anos de Teófilo Otoni

O Professor Márcio Achtschin dos Santos ressaltou que as comemorações dos 164 anos de Teófilo Otoni com o Tema “Estrada de Santa Clara: Muitos Povos, Uma Esperança”, vêm ao encontro do resgate desta memória. “Estamos buscando trazer o sentimento de pertencimento de identificação do teófilo-otonense, que sente a necessidade de encontrar sua história. Eu acho importante um evento como o 7 de Setembro, em que também comemoramos o aniversário da cidade, e milhares de pessoas vão ouvir falar da Estrada de Santa Clara. Pessoas que nunca tiveram o conhecimento do que foi a primeira estrada de rodagem do Brasil. O livro aborda uma composição que ficou distante de determinadas leituras e nossa proposta é ampliar essa história e fazer com que os atores cheguem a cena”, concluiu Achtschin.