Poder público e sociedade se reúnem para XI Conferência Municipal de Saúde

Após um ano e oito meses do último encontro em que foram elaboradas diretrizes para o Plano Municipal de Saúde até 2021, a XI Conferência Municipal de Saúde foi realizada com o objetivo de se construir propostas de aprimoramento do SUS a serem apresentadas nas instâncias estadual e nacional do poder público. O evento aconteceu na UNIPAC, na quinta-feira, 11/04, em um dia inteiro de atividades e teve como tema “Democracia e Saúde”.

Após apresentações musicais, execução do Hino Nacional e formação do dispositivo de honra, a solenidade contou com uma novidade: a posse da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o período 2019 -2021. A presidência do Conselho foi transferida do secretário municipal de Planejamento, Tarcirlei Mariniello, para a conselheira Izabel Cristina Barroso. O ato foi considerado por membros do CMS e autoridades presentes um feito histórico na área da Saúde em Teófilo Otoni. “Acredito que com uma representante do segmento usuário à frente do CMS, quebramos um paradigma em nível estadual. Como um órgão de controle social que visa, dentre outras questões, a defesa da garantia dos direitos dos cidadãos à saúde pública, é um avanço que esse grupo seja coordenado por uma pessoa que represente a sociedade e não apenas por gestores públicos ou prestadores de serviços”, destacou Tarcirlei, que foi secretário municipal de Saúde e presidiu o CMS.

A nova presidente fez a abertura oficial do evento, com agradecimentos e manifestação de que a mesa diretora eleita, composta por seis membros, faça uma ótima gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde. Em um dos momentos da solenidade, conselheiras foram homenageadas pelo empenho na mudança estrutural na presidência do CMS. O Dr. José Roberto Corrêa, vice-prefeito e ex- secretário municipal de Saúde (in memoriam), recebeu uma homenagem póstuma pelo incentivo e apoio à autonomia da representatividade do segmento usuário no organograma do Conselho. O prefeito Daniel Sucupira também foi citado por ter sido a favor dessa questão. A programação da conferência seguiu com a leitura do Regimento Interno, palestras, debates, elaboração de propostas em grupos, plenária final e eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.