Participação popular marca abertura do Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni

Com o tema “Residência e Resistência”, evento teve quatro dias de programação diversificada para os amantes da arte

A Praça Germânica ficou lotada no início da noite de quinta-feira, 31/05, em Teófilo Otoni. Artistas de várias cidades de Minas Gerais e do Brasil se juntaram a populares para a abertura oficial do Festival Nacional de Teatro (FESTTO), que já acontece há alguns anos no município do nordeste mineiro.

A cerimônia de abertura teve todo o glamour tradicional que o público e os participantes conhecem: música, dança, apresentações teatrais e gritos de protesto em favor das minorias. A Orquestra de Câmara do Sesc de Teófilo Otoni promoveu a parte musical com vários temas tradicionais da MPB e da música internacional.

Os presentes também assistiram apresentações da Corpore Academia de Dança, Araci Cachoeira com a performance “Massacre ao Pé da Cruz”, além da peça “Eu não me calo” com o Ponto de Cultura Ceia, da cidade de Pavão.

Na solenidade oficial, o diretor executivo do Instituto Cultural In Cena e coordenador geral do Festto, André Luiz Dias, ressaltou a participação voluntária de artistas e colaboradores que vieram de diversas partes do país para ajudar na realização do festival.  André também agradeceu à participação e disponibilidade da Secretaria Municipal de Cultura pelo envolvimento com o Festto. “Quando cheguei no Sesc para a primeira oficina, a secretária Eliane já estava lá ajudando na organização. Isso prova que ela não é nem uma figura decorativa. Mostra a participação efetiva da Prefeitura com esse festival”. salientou.

A secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Eliane Moreira de Aguilar, ressaltou que a região é rica em talentos e que eventos como o Festto afloram nas pessoas aquilo de melhor que elas têm, sendo a acessibilidade à arte e a vontade de fazer acontecer. “É uma experiência ímpar participar da promoção deste evento, que nos traz uma energia muito boa, além de ser uma grandiosidade para nossa cidade. E, complementando a satisfação em colaborar para que este festival se realize, estamos fazendo o que preconiza a política de cultura, que é fomentá-la no âmbito do município e trazer nossas raízes”, declarou  Moreira.

O prefeito diz sentir orgulho em ter o grupo In Cena junto à prefeitura promovendo a cultura em Teófilo Otoni

O prefeito Daniel Sucupira se fez presente na noite de abertura do festival e, muito entusiasmado pela participação popular, saudou a todos, em especial os que visitavam a cidade. “É um orgulho ter o grupo In Cena promovendo a cultura aqui em Teófilo Otoni juntamente conosco. Penso que não existe nenhum meio de transformação social mais viável que a cultura, tanto que ao longo do mês de maio realizamos diversas pré- conferências de cultura em nosso município, entendendo ser esta uma prioridade no nosso governo”, destacou o prefeito.

Durante os quatro dias do FESTTO a programação diversificada contou com shows, espetáculos teatrais, rodas de conversa e oficinas de teatro na Praça Tiradentes, Praça Germânica, Praça Lions Clube, Praça João XXIII, Sesc, UFVJM, Livraria Papo Café e Teatro Vitória.

O Festival Nacional de Teatro teve quatro dias de programação diversificada para os amantes da arte