Parceria Prefeitura e SESI/SENAI: mais de 20 alunos concluem cursos profissionalizantes de costura de bolsas e calçados

O aprendizado ocorreu dentro de uma unidade móvel equipada para o ensino prático, com 80 horas de duração

24 Alunos concluíram cursos profissionalizantes em costura de bolsas e calçados

Após 20 dias de aulas teóricas e práticas a bordo de uma unidade móvel estacionada em frente ao CAIC, 24 alunos concluíram cursos profissionalizantes em costura de bolsas e calçados, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda em parceria com o SESI/SENAI. O último dia de aula para as duas turmas do período da manhã e da tarde foi nesta terça-feira, 14/11.

O secretário municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura, ficou bastante satisfeito em ver mais um trabalho gerando resultados tão auspiciosos para a cidade. “Queremos que Teófilo Otoni cresça, e para isso, nosso povo também precisa de oportunidades, em especial os que mais necessitam. Então, ao longo deste ano de 2017, oferecemos outros cursos voltados à qualificação profissional, os quais possibilitaram a dezenas de pessoas aprenderem uma profissão. Destes cursos finalizados hoje, o de costura de bolsas e o de sapatos, os alunos saem aptos a tocar um negócio próprio”, salientou o secretário.

De acordo com o instrutor do SESI/SENAI, Lourival Mendes, os formados saem também com total preparação para trabalhar numa indústria. “A grande dificuldade das empresas hoje é encontrar mão-de-obra qualificada, e nosso objetivo é exatamente de qualificar as pessoas para que sejam inseridas no mercado de trabalho”, pontuou o instrutor.

A aluna Renata Sá, por exemplo, entrou no curso de bolsas sem saber nada de costura. Após a experiência, disse que aprendeu muito. “O professor ensinou bem, ele é observador. Agora que já aprendi esse ofício, pretendo abrir uma loja, se Deus quiser”, contou a aplicada Renata.