Mais de mil pessoas foram ouvidas na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA)

Gestão municipal promove ato histórico no município de Teófilo Otoni. Pela primeira vez a população é chamada a participar da elaboração do Plano de Governo Municipal para os próximos 4 anos

Saúde, educação e infra-estrutura urbana foram as prioridades destacadas pela população teófilo-otonense durante as cinco audiências públicas realizadas no mês de setembro para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

A última Audiência aconteceu na noite de terça-feira, (26/09), no auditório do Sind-UTE, onde foram debatidas as prioridades para os bairros da região central da cidade. Mais de mil pessoas das cinco regiões da cidade (sul, norte, leste, oeste, centro) foram ouvidas pelo prefeito e os secretários municipais.

O PPA é o plano que traça como e onde os recursos públicos serão aplicados, ao longo de quatro anos. Os três últimos anos do mandato da atual administração e o primeiro ano de mandato da gestão subsequente. O objetivo é garantir a continuidade dos programas, projetos e ações compatíveis com a vontade da população, mesmo no caso de troca de governo.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública.

A secretária executiva do Núcleo de Gestão da Prefeitura de Teófilo Otoni, Ana Maria de Oliveira, falou que as principais demandas apresentadas foram nas áreas da saúde, infra-estrutura, pavimentação e educação. A secretária explicou ainda que o PPA visa expressar com clareza os resultados pretendidos pela gestão. “Com a medida de apresentar o desenvolvimento do PPA à população, a administração municipal ampliou a transparência na elaboração e execução de projetos em áreas essenciais, e ouviu moradores e associações organizadas de todas as regiões. A elaboração do PPA levou em consideração o foco por resultados que tem como objetivo, além do PPA, gerar elementos para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), trabalhando na gestão orientada para resultados efetivos por meio de quatro eixos integrados de governo. Todas as secretarias municipais estão finalizando a elaboração das suas ações no PPA, para ter o plano pronto para votação da Câmara Municipal”, salientou.

Em cada encontro a equipe de trabalho da Prefeitura distribuiu fichas de sugestões para que cada morador escrevesse as propostas para o Plano de Governo. Além disso, os moradores puderam falar pessoalmente com o prefeito sobre as demandas e necessidades de cada comunidade.

O Prefeito Daniel Sucupira explicou o porquê levou o Plano Plurianual (PPA) para ser debatido e planejado diretamente com a população. “Nós acreditamos que a melhor forma de elaborar esse plano é escutando permanentemente a sociedade. Ouvindo a população estamos juntos compondo o mesmo projeto. A sociedade só incorpora as políticas públicas quando se percebe parte do processo de criação”, destacou Sucupira.

Renato Teles é presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão. Ele participou da primeira reunião no Bairro São Cristóvão e parabenizou o governo pela iniciativa de se deslocar para ouvir os anseios da população. “Eu nunca tinha visto isso acontecer e a comunidade se sente valorizada e importante quando ela é ouvida. A comunidade está muito satisfeita com a forma de governar desta nova gestão. Eu nunca tive acesso a um prefeito e a seus secretários como tenho neste governo, e isso nos trás segurança e credibilidade”, agradeceu.

Os cinco encontros do PPA Participativo foram realizados no Bairro São Cristóvão (17/09 – Região Norte), Bairro Palmeiras (21/09 – Região Oeste), Bairro Teófilo Rocha (23/09 – Região Sul), Bairro São Jacinto (25/09 – Região Leste), e no Centro (26/09 – Região Central).

Bairro São Cristóvão (Região Norte)

Bairro Palmeiras (Região Oeste)

Bairro Teófilo Rocha (Região Sul)

São Jacinto (Região Leste)