Encontro de culminância do Projeto Resgate a Infância é marcado por depoimentos e premiações

Após aproximadamente cinco meses de qualificação e desenvolvimento de atividades, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram o encontro de culminância do Projeto “Resgate a Infância: Erradicação do Trabalho Infantil”. O evento aconteceu no auditório da CDL, no dia 09/11, reunindo a comunidade escolar da rede municipal de ensino envolvida no projeto.

O programa foi proposto pelo MPT para, em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, se combater a exploração do trabalho infantil. Dentro desta perspectiva, uma série de atividades foi implementada nas escolas tendo em vista a reafirmação de que é direito de toda criança o lazer, o estudo e o não-trabalho. Os educadores receberam orientações sobre como diagnosticar situações de trabalho infantil, foi desenvolvido um concurso de poesia, conto e desenho entre os alunos e outras ações de sensibilização da comunidade escolar para a temática.

O encontro final do Projeto Resgate a Infância foi o momento de as escolas apresentarem o resultado da iniciativa ao longo de quase três meses trabalhando a temática não só junto aos discentes como à comunidade onde estão inseridas. O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho e a procuradora do MPT, Isabela Filgueiras, dentre lideranças na área da infância e juventude do município participaram do evento. Na ocasião, houve mostra de vídeos dos trabalhos produzidos pelos alunos, relatos de educadores a respeito do impacto do projeto na comunidade escolar, entrega de certificados e premiação dos seis alunos vencedores no Concurso MPT na Escola. Outros três prêmios foram sorteados entre as escolas participantes para que a direção fizesse o mesmo entre os estudantes.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia homenageou as escolas Nossa Senhora Aparecida e Geraldo Leão Lopes pela atuação de destaque na 4ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada no primeiro semestre deste ano.

Ladeado pela procuradora do MPT (de óculos), o secretário Marcos Godinho recepcionou a comunidade escolar presente no evento

Antes da implantação do projeto nas escolas, os educadores participaram de um encontro de formação

A aluna Maria Clara (ao centro), da E.M.Dr. Sidônio Otoni, ganhou em 1º lugar na Categoria Conto do concurso

Dos seis alunos premiados no Concurso, dois foram da E.M.Agrícola Geraldo Leão Lopes

Diretores das escolas receberam material orientativo do Projeto Resgate a Infância

Acompanhados da direção da escola e familiares, alunos foram premiados na etapa final do projeto

Representante da E. M. Nossa Senhora Aparecida recebe do secretário Godinho homenagem por atuação-destaque em Conferência

Confira abaixo os trabalhos premiados no Concurso nas categorias poesia, conto e desenho.

Melhores Poesias

1º Lugar —> Gleidson Alves de Souza – 5º Ano – Ensino Fundamental I – Escola Municipal Lizeta Ferreira de Oliveira (Córrego Surucucu)

2º Lugar –> Letícia Ferreira de Sá – 5º Ano – Ensino Fundamental I – Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes – Maravilha

Clique aqui para ler as poesias