Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Coordenadora da Vigilância em Saúde no município esclarece sobre as novas datas da vacina

 

Uma boa notícia para quem perdeu a chance de se vacinar contra a gripe. O Ministério da Saúde prorrogou o período da campanha para até nove de junho em todo o país. Vale lembrar que a vacina é destinada gratuitamente para os grupos prioritários, que são as pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, professores e profissionais da saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Martha Alves de Menezes, a prorrogação da campanha visa o alcance da meta de 90% da cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, 10% maior que no ano passado. “Por isso, temos percebido que em Teófilo Otoni alguns grupos prioritários, como o das crianças e o das gestantes, a adesão está abaixo do esperado”, pontuou a coordenadora.

De acordo com Martha, uma das estratégias desenvolvidas para atingir um maior número possível de crianças foi de levar a vacina até elas. “Tendo em vista que algumas crianças passam o dia todo em creche, resolvemos fazer este trabalho”, explicou.

A coordenadora da Vigilância em Saúde fez questão ainda de esclarecer um mito quanto à eficácia da vacina. “ Ouvimos muito por aí que a vacina da gripe vai matar as pessoas, que a vacina serve é para complicar a saúde. Não existe essa história. Essa vacina vem para melhorar, para proteger. Quando se toma a vacina o organismo leva entre 10 e 15 dias para reagir aos anticorpos e ficar protegido”, explanou Martha.

Outra informação que ela fez questão de destacar é quanto a composição da vacina. “De três anos para cá a vacina contra gripe disponível para a sociedade é trivalente, ou seja, protege contra os dois tipos da influenza, a A (engloba os grupos H1N1 e H3N2) e a B (gripe comum). A Influenza A é a Gripe Suína, que causa sintomas mais graves e gerou muitas internações e mortes desde o surto da doença, iniciado em 2009 no Brasil. Portanto, se você pertence a algum grupo prioritário, procure já uma unidade de saúde para receber a vacina”, finalizou a coordenadora.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 16.51.04
A coordenadora da Vigilância em Saúde diz que a campanha de vacinação vai durar até nove de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *