Prefeitura reinicia desassoreamento no principal rio da cidade e avança com outros serviços urbanos

Com equipes espalhadas em diversas frentes de trabalho, estão sendo realizadas também ações de recuperação de calçamentos e de muros

O Rio Todos os Santos está passando novamente pelo serviço de limpeza e desassoreamento. Assim como no ano passado, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, iniciou o trabalho em setembro. A máquina começou a retirada do excesso de resíduos a partir da ponte do final da Rua Manoel Esteves, no dia 24, e em uma semana está depois do CAIC, no Bairro Castro Pires.

De acordo com o secretário da pasta, Adílson Baía, uma equipe também está trabalhando na limpeza manual do entorno do rio. “Estamos no período mais propício de executarmos essa operação rio limpo porque o período chuvoso se aproxima e precisamos evitar maiores danos causados por enchentes. Foi assim em 2017 e a população pôde perceber os resultados positivos, pois quando vieram as chuvas não tivemos nenhuma ocorrência de prejuízos em virtude de alagamento, principalmente daqueles que residem próximo dos rios e córregos da cidade”, avaliou o secretário.

Limpeza e desassoreamento do Rio Todos os Santos
Limpeza e desassoreamento do Córrego Tabajaras

Ao longo de 2018, a máquina que realiza o desassoreamento fluvial percorreu os cerca de 10 córregos que passam pela cidade. Os que tiveram o serviço concluído nos últimos 40 dias foram o São Benedito, o Tabajaras e o São Jacinto.

Recomposição de muro na Rua José Moreira de Souza, Bairro Novo Horizonte

Outra intervenção de peso realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é no Bairro Novo Horizonte. Segundo Baía, está sendo recomposto um muro na Rua José Moreira de Souza que visa oferecer mais segurança aos moradores e transeuntes. A obra foi necessária para conter o desgaste ocorrido no local em decorrência de fatores externos, como chuva.

Operação tapa-buracos na Vila São João
Operação tapa-buracos na Rua Jűlio Costa, Bairro Gangorrinha

Em paralelo a essas atividades, há um mês ocorre mais uma fase da operação tapa-buracos com asfalto. O serviço tem contemplado ruas em distintos bairros da cidade, como o São Cristóvão, o Manoel Pimenta, Vila São João, Concórdia, São Jacinto, Jardim Floresta e nesta primeira semana de outubro as equipes estão na Rua Júlio Costa, no Bairro Gangorrinha e na Rua Teófilo Rocha, no bairro de mesmo nome. Até o momento, mais de 10 ruas foram restauradas.