Prefeitura realiza seminário de apoio a atividade de produção de cordeiros e cabritos

Programa Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais

A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, realizou na manhã desta quarta-feira (8), o 1° Seminário da Rota do Cordeiro do nordeste do estado. Estiveram presentes os secretários municipais de agropecuária e abastecimento, Sérgio Marcos; de Governo, Pio de Casto; pesquisadores, produtores, professores, estudantes e técnicos ligados às ciências agrárias, especialmente da área de caprinovinocultura leiteira.

O secretário Sérgio Marcos (camisa azul) falou sobre a parceira da Prefeitura com o núcleo de inovação do Programa Rota do Cordeiro

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos, explicou sobre o interesse do município nessa atividade. “A prefeitura de Teófilo Otoni é parceira do núcleo de inovação do Programa Rota do Cordeiro, promovendo a transferência de tecnologias para o desenvolvimento dos sistemas de produção de ovinos e caprinos de corte em toda região”, ressaltou.

O coordenador do Ministério da Integração Nacional, José Joaquim Carneiro, destacou a importância de expandir o programa

O coordenador do Ministério da Integração Nacional, José Joaquim Carneiro, salientou o objetivo de expansão do programa em todo o território nacional. “O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no nordeste e tudo que estiver ligado a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne”, concluiu.

Coordenador do Programa Rota do Cordeiro na Embrapa, Octávio Morais

De acordo com o coordenador do Programa Rota do Cordeiro na Embrapa, Octávio Morais, a organização e a formalização da cadeia produtiva de ovinocultura e caprinocultura de corte são os principais desafios a que se está buscando responder. “O Rota do Cordeiro pretende modernizar a produção, melhorando a renda do produtor e auxiliando na organização da cadeia produtiva, além de beneficiar o consumidor com produtos seguros e ofertados com regularidade para atender o mercado”, destacou.