Prefeitura inicia campanha de vacinação anti-rábica na zona urbana do município

Setor de zoonoses espera vacinar 24 mil animais durante a campanha

A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 17 e 27/07, a 40ª Campanha de Vacinação Anti-rábica nas zonas urbana do município. A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo à doença em humanos.

De acordo com a Secretaria de Saúde a meta é imunizar 24 mil animais em todo município. Serão cinco equipes com três técnicos em cada. Os trabalhos serão divididos por zoneamentos da cidade, de 8h às 17h, todos os dias úteis, para assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por mais  um ano. Na zona rural os trabalhos de vacinação canina estão previstos para começarem entre os dias 30 de julho e 10 de agosto, de acordo as condições climáticas.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Joaniz Lopez de Oliveira, ressaltou que a transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido do animal infectado, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosa. “As recomendações indicam que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras”, explicou o coordenador.

Acompanhe a programação da Vacinação:

Clique para Assistir

video 1