Em ato inédito população da Zona Norte atende chamado e participa da elaboração do Plano de Governo do Município (PPA) para os próximos 4 anos

Prefeito Daniel Sucupira e Secretários Municipais ouviram as sugestões da população em mais de duas horas de audiência pública

Foi realizado na noite desta quarta-feira, (17/09), no bairro São Cristovão, a primeira Audiência do Plano Plurianual Participativo (PPA), que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal para os próximos quatro anos.

O ato foi histórico para o município e para o governo municipal, quando pela primeira vez a população foi chamada a participar das discussões e sugerir propostas para elaboração do plano de elaboração de ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, infra-estruturar, geração de emprego e renda, dentre outras propostas.

Uma multidão de pessoas se reuniu na Rua 12 de Outubro onde aconteceu o encontro. Todos os moradores do Bairro São Cristóvão e adjacentes tiveram a oportunidade de expor suas sugestões e falar diretamente com o prefeito e a equipe de governo sobre as demandas da comunidade.

Além do prefeito Daniel Sucupira, estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Pio de Castro; Assistência Social e Habitação, Eliane Aguilar; Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho; Obras e Planejamento, Gerson Metzker; Serviços Urbanos, Rubens de Miranda; Cultura, Fred Lopes; Economia Solidária, Trabalho Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; Chefe de Gabinete, Katiane Lemos; o assessor especial do governador, Jorge Arcanjo; o gerente regional do IDENE, Beto de Castro; Coordenadores dos Programas de Saúde da Família (PSF); lideranças comunitárias dos bairros São Cristovão, Bela Vista, Vila Ramos e Viriato.

Após as apresentações das autoridades, o músico e morador da comunidade, Sr. Everaldo de Paula Souza, apresentou uma composição musical feita especialmente para comemorar o momento. Um vídeo didático foi apresentado aos moradores para explicar o que é o Plano Plurianual (PPA).

Em seguida a equipe de trabalho da Prefeitura distribuiu fichas de sugestões para que cada morador escrevesse as propostas para o Plano de Governo. Propostas importantes foram encaminhadas pelos representantes de diversos segmentos e instituições da sociedade. Algumas contemplaram temas como a recuperação de nascentes, construção de creches, cobertura de quadras esportivas, pavimentação de ruas e ampliação de serviços de saúde.

Pio de Castro Motta agradeceu a presença da população e explicou a importância da presença de todos na reunião

O Secretário Municipal de Governo, Pio de Castro Motta, agradeceu a presença da população e explicou a importância da presença de todos na  reunião. “Hoje viemos falar com vocês das várias demandas que essa região tem necessidade e ouvir as sugestões para o desenvolvimento do nosso PPA. Esta elaboração vai ajudar a gerir melhor os recursos municipais dentro do planejamento feito pelo Município e de acordo com os recursos disponíveis nos próximos anos”, enfatizou.

Daniel Sucupira explicou que a melhor forma de elaborar o Plano de Governo é escutando permanentemente a sociedade

O Prefeito Daniel Sucupira foi recebido com uma vasta saudação pelos moradores. Atentamente cumprimentou a cada um e explicou que o Plano Plurianual (PPA) é uma ferramenta de planejamento que todo governo precisa elaborar no primeiro ano de mandato. “O planejamento plurianual tem o propósito de integrar as ações governamentais que se prolongam por mais de um mandato. E nós acreditamos que a melhor forma de elaborar esse plano é escutando permanentemente a sociedade. Ouvindo a população estamos juntos compondo o mesmo projeto. A sociedade só incorpora as políticas públicas quando se percebe parte do processo de criação”, considerou Sucupira.

Moradores destacam atuação histórica do governo em ouvir a população

Renato Teles apresentou sugestões e parabenizou o governo pela iniciativa de se deslocar para ouvir os anseios da população

Renato Teles é presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão. Ele participou da reunião apresentando sugestões e parabenizou o governo pela iniciativa de se deslocar para ouvir os anseios da população. “Eu nunca tinha visto isso acontecer e a comunidade se sente valorizada e importante quando ela é ouvida. A comunidade está muito satisfeita com a forma de governar desta nova gestão. Eu nunca tive acesso a um prefeito e a seus secretários como tenho neste governo, e isso nos trás segurança e credibilidade”, agradeceu.

José Barbosa aproveitou a ocasião para agradecer o prefeito pela limpeza do Córrego Santo Antônio

O encontro público apresentou uma diversidade de situações entre o governo e a população. O senhor José Barbosa da Silva, morador da Rua Diana no Bairro bela Vista, aproveitou a ocasião para agradecer o prefeito pela limpeza do Córrego Santo Antônio. “Eu não estava dormindo à noite com tantos pernilongos e a preocupação do que uma chuva forte pudesse causar na nossa comunidade. O córrego estava muito sujo, mas agora está tudo certo e bem limpinho. Agradeço ao prefeito pela atenção com o nosso bairro”, enfatizou.

Todas as sugestões apresentadas foram colhidas e cadastradas pelo Núcleo de Gestão da Prefeitura para incorporação ao Plano Plurianual (PPA), que deve ser encaminhado à Câmara Municipal para análise e aprovação.

As audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual Participativo terão ainda outros quatro encontros:

Dia 21/09 – Bairro Palmeiras (Região Oeste)

Dia 23/09 – SindUte (Região Sul)

Dia 25/09 – Bairro São Jacinto (Região Leste)

Dia 26/09 – SindUte (Região Central