DIA D: Secretaria de Saúde intensifica campanha contra gripe

Meta do município é imunizar cerca de 40 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Teófilo Otoni

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) teve início no dia 23 de abril em todo país. No último sábado, 12/05, foi o “Dia D”, de mobilização intensa nos Postos e Unidades de Saúde. A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Saúde participou da ação com a participação de toda a equipe da vigilância em saúde, com atendimentos em 34 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17 hs, nas zonas urbana e rural do município.

Com o tema “Deixe a gripe pra lá”, a campanha tem como objetivo ampliar a cobertura de imunização dentro dos grupos prioritários, que incluem crianças maiores de seis messes e menores de cinco anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias pós-parto), pessoas acima de 60 anos, grupo com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, professores e trabalhadores da saúde

O Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei Marinielo de Brito, visitou os PSF’s durante o sábado e falou que a meta do município é imunizar cerca de 40 mil pessoas até o dia 26 de maio. “A vacina previne contra alguns tipos de vírus, a Influenza A, o H1N1, a H3N2 e a Influenza B, os que mais circulam no mundo, sendo fundamental para minimizar problemas e óbitos causados pela influenza”, pontuou.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Marta Menezes, ressalta que a vacina contra a gripe é de extrema importância para todos aqueles inseridos no público alvo, no entanto, a prevenção não pode ficar limitada à vacinação. Segundo ela, outras medidas podem prevenir a doença. “Especialmente nesta época do ano é fundamental lavar sempre as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel para higienizá-las, evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interna do braço. Essas orientações são muito simples, mas fazem toda a diferença pois evitam a contaminação pelos vírus da gripe”, ressaltou.

De acordo com a coordenação de saúde a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Maria do Carmo Borges foi uma que procurou a vacina na manhã de sábado

No PSF do Bairro Palmeiras, a senhora Maria do Carmo Borges foi uma que procurou a vacina na manhã de sábado. Dona Maria do Carmo faz parte do grupo prioritário e não perdeu a oportunidade de se prevenir contra a gripe. “Devemos ter consciência e buscar a prevenção contra a doença”, declarou.

A campanha vai ser realizada até o dia 01 de junho. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde, no horário das 8h às 17h.